quarta-feira, 25 de março de 2020

Indicação de Leitura

Abaixo segue uma ótima indicação de leitura para se introduzir questões éticas na filosofia e, também, romper com a ideia de que a filosofia não possui utilidade.
"Filósofos ajudam governo sueco a desenvolver políticas de priorização e racionamento de assistência médica.
O Conselho Nacional de Saúde e Bem-Estar, uma das principais agências da Suécia para lidar com a pandemia do COVID-19, trouxe filósofos para ajudá-los a projetar novas diretrizes para a definição de prioridades em cuidados médicos e o racionamento de recursos de saúde.
O trabalho foi liderado pelo filósofo Lars Sandman, diretor do Center for Healthcare Priority Setting e professor de ética em saúde na Linköping University. Os outros filósofos e especialistas em ética médica envolvidos no projeto foram Erik Gustavsson (Linköping), Mats Johansson (Lund), Niklas Juth (Karolinska), Ulrik Kihlbom (Uppsala), Erik Malmqvist (Gotemburgo) e Christian Munthe (Gotemburgo).
Suas propostas são baseadas na plataforma de ética sueca para definição de prioridades na área da saúde e devem ser incorporadas às diretrizes nacionais existentes para uso sob as atuais condições extremas.
O Dr. Sandman diz que o foco principal do trabalho era como priorizar entre pacientes em terapia intensiva e como racionar outras partes do sistema de saúde, a fim de liberar recursos para uso onde eles são mais necessários. Por exemplo:
'Na Suécia, não estamos autorizados a levar em consideração a idade cronológica, mas a idade biológica - portanto, o principal objetivo das diretrizes é como interpretar a idade biológica nessa situação - e a interpretamos como cobrindo a probabilidade de sobreviver ao tratamento e a expectativa de vida em termos de anos. Portanto, propomos que, se médicos e outros profissionais de saúde tiverem que escolher entre ajudar pacientes com a mesma probabilidade de sobreviver, mas com diferentes expectativas de vida, eles devem optar por ajudar o paciente com mais anos restantes. Em relação aos princípios éticos da plataforma, trata-se de uma interpretação ou esclarecimento um tanto novo que nunca foi explicitamente feito antes'.
As novas diretrizes ainda não estão disponíveis online.
Enquanto isso, um dos filósofos do projeto, Christian Munthe, foi "rapidamente recrutado para ajudar com conhecimentos éticos em um novo projeto financiado pela UE no Karolinska Institutet que visa desenvolver tratamentos para o Covid-19 com base em imunoterapia", segundo a um comunicado de imprensa".

Obs.: tradução livre
Clique aqui para ver a matéria original. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário